O estudo prévio é um trabalho inicial que tem por objetivos:
- avaliar o potencial de turismo do projeto,
- conhecer as características da procura e a concorrência,
- conhecer as estratégias coletivas e governamentais para a região,
- identificar oportunidades pouco exploradas,
- desenvolver um conceito e um modelo de negócio.
A probabilidade de sucesso de um novo projeto aumenta significativamente se a oferta for diferenciada e as bases de diferenciação se mantiverem durante alguns anos.
O conceito da oferta é o princípio que norteia toda a oferta de uma unidade turística: influencia a arquitetura, a decoração, a escolha de equipamentos hoteleiros e de lazer e a oferta de serviços.
Umconceito inovador pode ser motivo de uma primeira escolha por parte de um cliente e permitir praticar preços que tornem o negócio mais interessante.
Associado ao conceito está o modelo de negócio, onde se pretende de forma equilibrada aproveitar os pontos fortes da
oferta gerando boas margens financeiras nas atividades principais (alojamento e f&B) e explorar outras atividades que se traduzam em receitas complementares interessantes.
Análise do potencial: caracterização da procura, preços e concorrência.
Desenvolvimento de conceito e do modelo de negócio; análise "swot".
Estruturação do investimento, estimação da receita e custo; cenários de investimento.
Estudo económico; rendibilidade e risco do projeto; análise de sensibilidade.
Plano de financiamento: avaliação de fontes alernativas de financiamento.
Candidaturas a incentivos ao investimento: otimização financeira dos apoios.
- locais e motivos de visita (onde, quando, porquê),
- evolução da procura turística (volumes, taxas de ocupação e receitas),
- características da procura (quem, de onde e como),
- outras informações estatísticas.
- tendências da procura turística no mercado internacional,
- mercados emissores e segmentos de turismo,
- estratégias coletivas e redes de oferta,
- estratégia da oferta de Turismo (Turismo 2027).
- análise geral da oferta na zonas e zonas envolventes,
- caracterização da concorrência e levantamento de preços,
- identificação de oportunidades e características diferenciadoras,
- análise "swot": vantagens e desvantagens competitivas, oportunidades e ameaças.
- caracterização da oferta: atividades e preços,
- pressupostos e objetivos: projeções de receitas e de custos,
- investimento e análise económica,
- cenários de investimento.
Projetos de Turismo: expansão, otimização e criação de novas empresas.
Avaliação do potencial do projeto.
Desenvolvimento do conceito e do modelo de negócio.
Objetivos comerciais e estratégia de marketing.
Estudo de viabilidade económica.
Apoio no financiamento e candidaturas a incentivos.
Apoio na fase de implementação de projeto.
Projetos de fidelização de clientes.
Lisboa: Rua da Junqueira nº 39, Piso 1, Sala 5
Porto: Rua Santos Pousada nº 441, Piso 2, Sala 208
Aveiro: Rua Carlos Aleluia nº4, Loja 3
Telefone: 21 362 0356 / 21 362 0022
e-mail: info@plainriver.pt
facebook: facebook.com/plainriver
Plain River
Especialistas em Investimentos em Turismo
Lisboa - Porto - Aveiro